Mais um ano se iniciando e nada melhor do que junto a isso incluir novos hábitos ou até mesmo resgatar hábitos antigos que nos tragam benefícios.
O hábito da leitura além de ajudar no nosso desenvolvimento intelectual, escrita e comunicação ainda é uma ótima forma de hobby.
Com a era da tecnologia e do mundo moderno em que vivemos, muitas pessoas abandonaram esse hábitos seja por falta de tempo ou por falta de estímulos.
Para a falta de tempo, recomendo estipular pequenas metas no seu dia, seja de tempo, por exemplo “ler 10 minutos por dia” ou de páginas “ler 10 páginas por dia” o importante é fazer metas realista que condizem com sua rotina.
E para se sentir estimulado, procure por livros que tenham a ver com seus gostos e prendam sua atenção.
E para te ajudar nessa jornada, fiz uma lista de alguns livros, que além de te ajudarem a resgatar esse hábito irão fazer verdadeiras mudanças na sua vida!
LIVROS PARA LER EM 2022
1. Organize sua mente
“Organize Sua Mente detalha os hábitos, atitudes e pensamentos que você pode usar para limpar a desordem mental que impede você de ser mais focado e atento.S.J. Scott e Barrie Davenport, autores de livros campeões de vendas de acordo com o Wall Street Journal, mostram como mudar um aspecto específico de sua vida que talvez o esteja deixando estressado ou sobrecarregado.Este livro é para todos aqueles que reconhecem como pensamentos descontrolados estão interferindo no próprio foco, produtividade, felicidade e paz de espírito.Se você quer se sentir menos estressado ou simplesmente eliminar pensamentos negativos, garantirá seu exemplar de Organize Sua Mente.”
2. Dê adeus ao excesso
“Fumio Sasaki decidiu abrir mão de tudo o que não era essencial em sua vida e percebeu que, com menos coisas, transformou não apenas o espaço à sua volta, mas também conquistou mais tempo e energia para o que vale mesmo a pena. Ao compartilhar sua experiência, o autor provoca a reflexão sobre o conceito de sucesso da sociedade atual, em grande parte medido pela quantidade de coisas que possuímos, principalmente em comparação ao outro, e como isso causa a constante sensação de fracasso, frustração e, por consequência, infelicidade.
Sasaki mostra as 70 principais maneiras para aderir a esse estilo e ensina a ressignificar o sentimento de posse, organizar a própria vida, abrir mão dos excessos que entulham o dia a dia e, assim, ter mais foco no que realmente importa. “
3. O poder do hábito
“Durante os últimos dois anos, uma jovem transformou quase todos os aspectos de sua vida. Parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida. Em um laboratório, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela mudaram de maneira fundamental. Publicitários da Procter & Gamble observaram vídeos de pessoas fazendo a cama. Tentavam desesperadamente descobrir como vender um novo produto chamado Febreze, que estava prestes a se tornar um dos maiores fracassos na história da empresa. De repente, um deles detecta um padrão quase imperceptível – e, com uma sutil mudança na campanha publicitária, Febreze começa a vender um bilhão de dólares por anos. Um diretor executivo pouco conhecido assume uma das maiores empresas norte-americanas. Seu primeiro passo é atacar um único padrão entre os funcionários – a maneira como lidam com a segurança no ambiente de trabalho -, e logo a empresa começa a ter o melhor desempenho no índice Dow Jones. O que todas essas pessoas tem em comum? Conseguiram ter sucesso focando em padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas. Tiveram êxito transformando hábitos. Com perspicácia e habilidade, Charles Duhigg apresenta um novo entendimento da natureza humana e seu potencial para a transformação.”
Você também pode gostar: 5 Novos hábitos para incluir em 2022 e mudar de vida
4. Mulheres que correm com os lobos
“Os lobos foram pintados com um pincel negro nos contos de fada e até hoje assustam meninas indefesas. Mas nem sempre eles foram vistos como criaturas terríveis e violentas. Na Grécia antiga e em Roma, o animal era o consorte de Artemis, a caçadora, e carinhosamente amamentava os heróis. A analista junguiana Clarissa Pinkola Estés acredita que na nossa sociedade as mulheres vêm sendo tratadas de uma forma semelhante. Ao investigar o esmagamento da natureza instintiva feminina, Clarissa descobriu a chave da sensação de impotência da mulher moderna. Seu livro, Mulheres que correm com os lobos, ficou durante um ano na lista de mais vendidos nos Estados Unidos. Abordando 19 mitos, lendas e contos de fada, como a história do patinho feio e do Barba-Azul, Estés mostra como a natureza instintiva da mulher foi sendo domesticada ao longo dos tempos, num processo que punia todas aquelas que se rebelavam. Segundo a analista, a exemplo das florestas virgens e dos animais silvestres, os instintos foram devastados e os ciclos naturais femininos transformados à força em ritmos artificiais para agradar aos outros. Mas sua energia vital, segundo ela, pode ser restaurada por escavações psíquico-arqueológicas’ nas ruínas do mundo subterrâneo. Até o ponto em que, emergindo das grossas camadas de condicionamento cultural, apareça a corajosa loba que vive em cada mulher. “
5. Para todas as pessoas intensas
“Um dia alguém vai sumir da sua vida, só porque você é intenso demais, ou porque você é simplesmente amor demais. E algumas pessoas têm medo do amor.
ser intenso é ser profundo demais,
imenso demais, vivo demais,
e hoje em dia, as pessoas têm um medo danado disso.
ser intenso é sentir o gosto,
o cheiro, o toque, a textura da pele
de um jeito diferente.
o coração é grande demais,
e às vezes isso dói também,
é que ao mesmo tempo que há espaço de sobra
há muita gente pequena no mundo. “
6. A morte é um dia que vale a pena viver
“Sobre a arte de ganhar existem muitas lições, mas e sobre a arte de perder? Ninguém quer falar a respeito disso, mas a verdade é que passamos muito tempo da nossa vida em grande sofrimento quando perdemos bens, pessoas, realidades, sonhos.
Saber perder é a arte de quem conseguiu viver plenamente o que ganhou um dia.
Em 2012, Ana Claudia Quintana Arantes deu uma palestra ao TED que rapidamente viralizou, ultrapassando a marca de 1,7 milhão de visualizações. A última fala do vídeo, “A morte é um dia que vale a pena viver”, se tornou o título do livro que, desde seu lançamento em 2016, vem conquistando um público cada vez maior.”
7. Mude seus horários, mude sua vida
“Dr. Suhas revela os benefícios de viver uma vida alinhada com os ritmos naturais do corpo. Passando longe das dietas da moda e das soluções rápidas, ele oferece sugestões reais de mudanças saudáveis, simples e viáveis.” – Dr. Anand Dhruva, professor da faculdade de medicina da Universidade da Califórnia
“Hábitos como pular refeições, exercitar-se no meio do dia, trabalhar até tarde e tentar “recuperar o sono” no fim de semana atrapalham o ritmo natural do organismo e podem gerar consequências graves para nossa saúde.
Nosso relógio biológico determina os horários mais propícios para as principais atividades do dia a dia. Ao fazer pequenas mudanças na rotina – como almoçar ao meio-dia, desligar os aparelhos eletrônicos às 20h e fazer exercícios antes do café da manhã –, podemos administrar com mais facilidade o peso, o sono, o estresse, a inflamação e muito mais.”
8. O milagre da manhã
“O segredo para transformar sua vida antes das 8 horas. O best-seller com mais de 1 milhão de exemplares vendidos no Brasil. Neste novo clássico da autoajuda, Hal Elrod explica os benefícios de acordar cedo e desenvolver todo o nosso potencial e as nossas habilidades. O milagre da manhã permite que o leitor alcance níveis de sucesso jamais imaginados, tanto na vida pessoal quanto profissional. A mudança de hábitos e a nova rotina matinal proposta por Hal vão proporcionar melhorias significativas na saúde, na felicidade, nos relacionamentos, nas finanças, na espiritualidade ou quaisquer outras áreas que necessitem ser aprimoradas. Desenvolva seus objetivos a cada dia e comece a aproveitar todos os benefícios de O milagre da manhã! É hora de acordar e conquistar todo o seu potencial. Você merece uma vida extraordinária! “
9. Pare de se sabotar e dê a volta por cima
” Para o psicoterapeuta Flip Flippen, quanto mais você conhece a si mesmo, melhor pode compreender sua personalidade e limitações.
O fundamental é identificar seus pontos fracos para poder superá-los e transformá-los em qualidades que gerem resultados significativos.
Ao longo de 30 anos de pesquisa, Flip observou que muitas pessoas sabotam a si mesmas porque não sabem os comportamentos que as impedem de alcançar o seu potencial.
Neste livro, você vai descobrir os traços de personalidade que mais atrapalham a sua vida, elaborar um plano de ação e adotar medidas práticas para transformar sua vida. “
10. O poder da resiliência
“Determinação, amor-próprio e bondade são recursos mentais que nos tornam resilientes: capazes de lidar com a adversidade, abrindo caminhos e superando os desafios em busca de oportunidades.
Embora seja fundamental para nossa recuperação depois de perdas e traumas, a verdadeira resiliência oferece mais do que isso, promovendo bem-estar e uma sensação intrínseca de felicidade, amor e paz.
Combinando ensinamentos da neurociência, da atenção plena e da psicologia positiva, este livro ensina como lidar com as dificuldades e ir atrás dos nossos sonhos com confiança e contentamento.”
Esses foram alguns livros que separei, para além de resgatar o hábito da leitura, também irão espelhar mudanças impactantes na sua vida.
Os livros indicados a cima foram todos lidos por mim e por isso estou indicando.
Todas as descrições dos livros foram retiradas direto do site dos produtores.
Já leu algum desses livros? Tem curiosidade de saber mais sobre eles? Comenta aqui, que em breve pretendo trazer um review completo de cada um deles.