Ser uma pessoa produtiva é conseguir realizar tarefas, otimizando tempo e recursos disponíveis.
Ou seja, conseguir dar o seu melhor de acordo com as suas possibilidades e ferramentas, sempre visando resultados positivos.
Porém, sabemos que existem alguns empecilhos no caminho da produtividade. Sejam ele fatores externos ou internos.
Sendo alguns deles: Preguiça, desmotivação, falta de organização, excesso de tarefas, etc.
Abaixo irei citar 5 hábitos que vão te ajudar a ser uma pessoa produtiva, independente desses fatores.
1. Planeja e anote
A primeira dica é bem clara e fácil de se por em pratica. Por mais simples que pareça, planejar e anotar pode se um divisor de águas na sua rotina.
Quando você planeja sua rotina, consegue visualizar de forma clara todas as tarefas, assim podendo organiza-las de um jeito que melhor atenda suas necessidade.
Segue algumas dicas para esse planejamento:
- Anote tudo que precisa fazer, das coisas mais simples até as mais complexas.
- Separe por ordem de prioridades ( faça primeiro as mais complexas).
- Estipule tempo para cada tarefa.
2. Pare de adiar
É comum adiarmos aquela tarefa que demanda mais trabalho ou que temos menos afinidade, porém esse comportamento não ajuda em nada a sua produtividade.
Afinal, uma hora ou outra você precisará lidar com essa tarefa. Então, comece por ela. Assim já deixa seu caminho livre par as outras coisas.
Sempre comesse fazendo as tarefas que você tem menos “interesse”. Depois que concluir se sentirá mais motivada a continuar e fazer as outras que são mais agradáveis.
3. Comece o dia focado em você.
Comece seu dia fazendo coisas por você, que te façam se sentir bem e motivada. Busque praticar alguma atividade física, ler um livro, tirar um tempo para escrever ou algum outro hobby.
Começar o dia focado em você e fazendo coisas que te deixam mais tranquila irá ajudar a se manter produtiva e focada ao longo do dia.
Você também pode gostar: Dicas para ter uma boa gestão de tempo
4. Criei um sistema
Sistema é um conjunto de elementos que irão formar sua organização.
Cada pessoa é única e possui um rotina e estilo de vida especifico. Por isso para cada um a organização irá funcionar de um jeito.
Embora possamos pegar dicas e aplicar no nosso dia-a-dia, somente um sistema pensando e criado para suas necessidade, trará resultados certeiros.
E para criar esse sistema você precisa do seguinte:
- Definir como será sua organização, passo a passo.
- Definir uma rotina.
- Estipular hábitos diários.
- Definir de qual forma irá organizar seus compromissos.
Por exemplo o meu sistema de organização funciona da seguinte forma:
- Mês: Uso o google agenda pra anotar todos os meus compromisso de forma resumida, anoto dia de pagar as contas, compromissos externos e viagens.
- Semana: Geralmente as segunda feiras eu organizo a semana, também no google agenda, anoto tarefas mais genéricas como: horário de trabalho, ir ao mercado, aulas e compromissos que vão surgindo.
- Dia: Sempre antes de começar meu dia eu anoto ou no planner diário ou no bloco de notas do celular meus compromissos diários. Na organização diária eu anoto dês das coisas mais pequenas como tarefas de casa, até os compromissos mais inadiáveis.
E dentro de cada sistema me organizo de uma forma. Por exemplo, no google agenda eu coloco cores especificas para cada coisa.
No planner diário organizo de acordo com as urgências e horários.
Talvez possa parecer um pouco confuso haha
Mas é exatamente assim que funciona para mim, e com o tempo vou sempre reformulando e adaptando.
Por isso que precisamos criar sistemas, para ser algo que combina com quem a agente é.
Eu gosto muito de misturar a organização digital, que é pratica, pois estou sempre com o celular na mão, com o planner porque também gosto de escrever.
E tendo seus próprio sistema de organização, irá ajudar na produtividade no decorrer do dia, semana e mês.
5. Seja realista com a sua rotina
Para seu uma pessoa produtiva é preciso ser sincera e realista com a sua rotina e com o quão você consegue dar conta.
Não adiantar querer fazer uma lista enorme de afazeres, sendo que você sabe que não tem tempo para realiza-las. Isso só te deixará frustrada.
Por isso, divida essas tarefas de forma realista de acordo com seu tempo, faça as mais urgentes e coloque as menos urgente para outros momentos.
Assim, além de conseguir realizar as tarefas propostas, não irá se sentir mal por não der dado conta do impossível.
Portanto, ser uma pessoa produtiva requer mais do que esforços, requer autocuidado e a capacidade de olhar de forma sincera para sua realidade.
Ser produtivo vai além de entregar tudo feito no final do dia, e sim conseguir dar o melhor diante das ferramentas e situações que existem ao seu redor.
Coloque as dicas em pratica!
E tudo bem se não der conta de tudo, é preciso se respeitar acima de tudo.
Se hoje não foi possível fazer seu melhor, amanha será um novo dia e uma nova possibilidade.
Livre-se das expectativas de perfeição, se organize, encontre o melhor sistema para sua organização e tenha dias produtivos !