A escrita terapêutica é uma forma de usar a escrita como ferramenta para ajudar no bem estar emocional e psicológico.
Ao colocar nossos sentimentos e pensamentos no papel é possível processar melhor as emoções e assim conseguir resolver conflitos internos e ter mais clareza sobre nossos pensamentos e sentimentos.
O que é a escrita terapêutica?
A escrita terapêutica é onde a pessoa deve expressar seus sentimento e emoções através da escrita.
É um exercício pessoal com foco em realizar a auto reflexão e promover um momento de olhar para si.
Pode ser realizada de diversas maneiras, escrevendo um diário ou de forma livre, não existe uma regra, o importante é que você consiga expressar o que sente através da escrita.
Benefícios da escrita terapêutica
Resolução de Conflitos Internos: A escrita terapêutica pode ajudar a lidar com conflitos interno. Ao escrever sobre seus sentimentos, é possível ter uma nova perspectiva e encontrar maneiras de lidar com eles.
Autoconhecimento: A prática frequente da escrita terapêutica pode levar a um maior autoconhecimento. Ao reler suas escritas ao longo do tempo, é possível analisar e rastrear padrões de pensamento e comportamentos, o que nos ajuda a entender melhor a nós mesmos.
Alívio do Estresse: Colocar os problemas no papel pode ser uma maneira eficaz de reduzir o estresse. Ao externalizar preocupações e ansiedades, a mente pode sentir um alívio, permitindo que nos concentremos em soluções em vez de focar apenas nos problemas.
Olhar de fora: Escrever sobre nossas emoções pode nos ajudar a compreendê-las melhor. Muitas vezes, nossos sentimentos podem ser confusos ou abstratos, mas ao escreve-los e colocar para fora você consegue visualiza-los melhor.
Você também pode gostar: Como ter uma Rotina de Autocuidado
Para quem é a escrita terapêutica?
A escrita terapêutica é uma ferramenta acessível que pode ser praticada por qualquer pessoa, independentemente da idade, ou experiência com a escrita.
Ela pode ser praticada por quem deseja melhorar sua saúde mental, ter autoconhecimento e ter clareza dos seus pensamentos.
Como praticar a escrita terapêutica
Não existe uma regra de como praticar, basta você escolher qual a forma e horário mais confortável para você. Porém, existem algumas boas praticas que podem te ajudar nessa jornada.
- Encontre um lugar calmo e confortável onde você possa escrever sem distrações.
- Reserve um tempo e frequência para a pratica. Pode ser todos os dias, ou algumas vezes na sua semana.
- Decida se deseja escrever em um diário, poemas, ou apenas escrever livremente.
- Escreva de forma livre. Permita-se expressar pensamentos e sentimentos genuínos, mesmo que eles pareçam confusos ou contraditórios.
- Comece com Perguntas Orientadoras: Caso tenha dificuldades de começar a escrever comece respondendo perguntas. “Como me sinto hoje?”, “o que esta me deixando ansiosa?” “como foi o meu dia?” . Essas perguntas ajudam a guiar a escrita.
- Após escrever, reserve um momento para reler o que você escreveu. Tente identificar padrões, insights ou emoções recorrentes.
- Mantenha suas escritas em um lugar onde possa acompanhar seu progresso ao longo do tempo. Isso pode ajudar a perceber mudanças.
Pensando nisso, criei um diário digital onde você pode registrar todos os processos da sua jornada !
A escrita terapêutica é uma jornada pessoal que pode trazer inúmeros benefícios à sua saúde mental e emocional. É uma prática acessível e poderosa.
Ela oferece um espaço seguro para explorar seus pensamentos e sentimentos, promovendo uma maior compreensão de si mesmo e uma melhoria no seu bem-estar geral.
Portanto, dedique um tempo para praticar regularmente, assim melhorando sua relação com você e seus conflitos.
1 thoughts on “Escrita terapêutica: O que é, benefícios e como começar?”
Maravilhosa