Quando se inicia no ramo de papelaria personalizada, uma dúvida muito comum é quais papéis usar para encadernação. Afinal, existe uma diversidade no mercado.
Nesse post vou explicar melhor os tipos de papeis que existem no mercado e como você pode usa-los.
Os papeis disponíveis hoje em dia são classificados de acordo com seu tipo, gramatura e tamanho .
O tipo de papel é referente a forma como ele foi produzidos e seu acabamento, a gramatura é a unidade de densidade do papel por metro quadrado, ou seja isso influencia direto na sua espessura, quanto maior sua gramatura mais grosso o papel será.
Já o tamanho varia entre A4 (21cm de largura por 29 cm de altura ) sendo mais comum, ou A5 (14,8 cm largura por 21cm de altura).
Tipos de papeis para encadernação
Os tipos de papeis variam muito, o que diferencia um do outro é seu acabamento e espessura. Na papelaria personalizada os papeis mais comuns utilizados são:
Papel fotográfico ( com ou sem adesivo)
O papel fotográfico além de ser usado para a impressão de fotos é muito utilizado para a impressão de capas, devido ao acabamento que deixa a impressão mais atraente.
Existem duas opções no mercado o Papel fotográfico glossy que é o mas comum, que possui esse brilho e o Papel fotográfico matte, que diferente do glossy não possui brilho e sim um acabamento fosco.
Ambos você consegue encontrar na forma adesivo ou não. E sua gramatura varia de 180g á 230g.
Papel offset e Sulfite
O papel offset é um papel muito parecido com a sulfite sua diferença se encontra na forma de produção e acabamento.
O papel offset é menos poroso e absorve mais tintas, o que exige um pouco mais de atenção na hora de imprimir. Ainda assim, você consegue uma ótima qualidade na impressão e possui um custo benéfico ótimo.
Já o papel sulfite é um papel mais liso e possui melhor absorção da tinta.
Na pratica a diferença está na hora de imprimir, enquanto no sulfite você terá imagens mais “vivas” no ofsete elas podem aparecer mais ” apagadas”.
Mas esse fatores também vão variar de acordo com a sua impressora. Por isso o ideal é testar e ver qual te agrada mais.
Ambos papeis possuem diversidade nos tamanho e gramaturas.
Você também pode gostar: Papelaria personalizada para iniciantes: como divulgar os produtos
Papel kraft
O papel Kraft é um papel que em sua fabricação não passa pelo processo de branqueamento, mantendo sua cor original.
Sua gramatura também varia de 30g a 250g. É um papel utilizado na fabricação de: cartões, envelope, sacolas, sacos, entre outros.
Papel Laminado
O papel laminado leva esse nome por sua aparência brilhante. Possui uma variedade no acabamento, podendo ser : prata, dourado ou Holográfico.
Papel ideal para lembrancinhas e embalagens.
Papel cinza
O papel cinza é um papel 100% reciclado. No ramo de papelaria de encadernação 2 tipos são bastante conhecidas o Papel Paraná e o Papel Holler.
Ambos papeis possuem diversas gramatura e tamanhos, sendo ideal para fazer capas e caixas que precisam de um acabamento mais espesso.
O papel Paraná é mais barato, porém possui mais porosidade em sua superfície. Já o holler é uma papel mais liso e seu custo um pouco mais alto.
Existem também vários tamanho, sendo desde placas até formatos menores em A5 e A4. Também possui variedade na sua gramatura. Sendo que para capas de caderno o ideal é no mínimo uma gramatura de 1.8mm.
Quais papeis usar na encadernação!
Agora focando um pouco mais no ramo da encadernação, vou mostrar quais papeis usar para criar agendas, cadernos e planners.
Importante lembrar que abaixo são apenas sugestões que testei e uso, vai de cada uma testar e ver o que funciona melhor tanto para a ideia do produto quanto para custo benefícios.
- Capa e contra capa: Papel cinza para base ( holler ou paraná), espessura 1.8mm á 2mm. Tamanho A4 ou A5. Papel fotográfico glossy adesivo 115g para imprimir a capa e contracapa.
Obs: O papel adesivo facilita na hora da confecção, porém você pode optar por fazer com papel sem ser adesivo e colar com cola, fica a critério.
- Guarda: Papel Offset adesivo 180g .
- Miolo : Pape offset 90g ou 120g ( para planner ou cadernos de pintura)
- Laminação: Bopp adesivo para laminação manual ou papel contact.
- Divisórias: Papel offset 120g.
Portanto para quem esta iniciando no ramo de encadernação e papelaria personalizada é importante ter uma noção mesmo que básica, dos tipos de papeis utilizados.
Na sua trajetória, você irá testar e ver o que serve para cada tipo de trabalho. Tanto em qualidade como em custo beneficio, só testando que você chegará nos produtos ideais.
Acima são algumas sugestões, afim de clarear um pouco esse caminho para que nesse começo você consiga tomar decisões mais certeiras.
Mas lembre-se no começo tudo são testes. O importante é você ir vendo o que funciona para você e seus produtos.